Uma reflexão sobre os desafios da Moda - ou uma "reflashion" - é a proposta da 31.ª edição da ModaLisboaEstoril, na Cidadela de Cascais, onde as colecções Primavera/Verão 2009 desfilam de 9 a 12 de Outubro. (É necessário convite para assistir aos desfiles).
Muitas iniciativas e desfiles, mas o palco principal é mesmo a passerelle, que arrancou com Miguel Vieira, Alexandra Moura, Lidija Kolovrat e a dupla Alves/Gonçalves. No dia 10, pode-se ver o trabalho de Pedro Pedro, Dino Alves, da convidada Cia. Marítima e Ana Salazar.
O fim-de-semana terá José António Tenente, Ricardo Preto, Aforest-Design, Katty Xiomara, White Tent, Nuno Baltazar e Luís Buchinho (dia 11) e finda com Aleksandar Protich, Nuno Gama, Lara Torres, Ricardo Dourado, Pedro Mourão e Filipe Faísca (dia 12).
Coube ao estilista Miguel Vieira as honras da abertura da 31ª Edição do ModaLisboaEstoril na Cidadela de Cascais, cujo tema é uma reflexão sobre a moda, uma «Reflashion». O designer português propôs uma «viagem de amigos», um «passeio» que fez regressar Nayma às passerelles.
Nayma esteve duas estações sem desfilar na ModaLisboa, mas, após um ano de intervalo – casou entretanto–, Nayma volta à passerelle para vestir as peças do amigo Miguel Vieira.
Entretanto a organização anunciou que os desfiles da ModaLisboa, evento que mostra a moda portuguesa na região de Lisboa, devem voltar à capital em 2010, findo o protocolo que une a Associação ModaLisboa (AML) ao município de Cascais e à Junta de Turismo do Estoril.
Foi em 2007 que a ModaLisboa migrou para Cascais após “falta de diálogo” com o executivo da Câmara de Lisboa, mas agora, já há um “compromisso de princípio para que a Moda Lisboa regresse à cidade de Lisboa, de onde nunca deveria ter saído”, revelou Eduarda Abbondanza, directora da AML.
Ver todos os vídeos dos desfiles AQUI